Conceito de Ecossistemas
CONCEITO DE ECOSSISTEMAS
Os ecossistemas são formados pelos seres bióticos e abióticos:
Os seres bióticos são caracterizados pelos seres vivos que são: seres humanos, animais, vegetais, microorganismos, e, abióticos são: minerais, clima, luz, temperatura.
Estes ecossistemas são classificados da seguinte forma: terrestres, aquáticos, características físicas de nosso meio, e também pela intervenção humana: naturais e artificiais, à soma de todos os fatores é que constitui a biosfera; que nada mais é que a porção do planeta terra, onde existe vida.
A manutenção dos ecossistemas acontece devido as fontes de energia, tais como, a luz do sol está como principal energia e as fontes primárias que geram energia direita, como o petróleo, o carvão, gás natural, energia dos ventos (eólica) e da água (hídrica). A biomassa é de origem animal e vegetal e energia oceânicas (mares) e geotérmica (calor da Terra).
Todos esses fatores são imprescindíveis para o desenvolvimento econômicos da sociedade e para a vida na Terra.
Existem fontes renováveis que removem naturalmente e não renováveis na natureza acontecem dois fluxos:
Fluxo de energia que se inicia com a fotossíntese e chega até ao ser humano pela cadeia alimentar. A energia solar é receptada pelos organismos vivos e transformando se em energia química, elétrica e mecânica.
É através da fotossíntese que vegetais transformam dióxido de carbono, água e minerais em compostos orgânicos e liberam o oxigênio necessário para a manutenção de plantas, animais e seres humanos, e é através deste ciclo que se forma a cadeia alimentar que subdividem-se em produtores e decompositores e assim fechando um ciclo.
O funcionamento dos ecossistemas acontece também devido aos ciclos biogeoquímicos que tem a função de contínua renovação da vida no planeta, onde há um reaproveitamento dos nutrientes e de sua posterior devolução à água, ao solo e ao ar.