CONCEITO DE ECONOMIA
A economia do ponto de vista histórico se baseia de certa forma no bloco soviético e marxista.
Com o tempo, a economia marxista fracassou devido ao fim da economia central e globalmente planificada, mas foi revigorado como modelo teórico mais evoluído das ações humanas.
Afinal só se podem entender as elações entre o estado e a economia no mundo ocidental a partir do enfoque de Marx, ou seja, após o desmantelamento do modelo econômico do bloco soviético opera-se a desarticulação de estado de bem - estar social nas economias centrais do bloco capitalista e das economias periféricas de países do antigo terceiro mundo. O estado capitalista esta procurando readquirir um perfil liberal. . Sistema Frances São dois os sistemas de disciplina privada da economia: o Frances, que se qualificam como civis ou comerciais; e o italiano, em que se estabelece o regime geral para o exercício das atividades, do qual se exclui a exploração de algumas poucas que reclamam tratamento específico. O sistema Frances antecede o Italiano, tendo surgido em 1808, já o sistema italiano surge depois de ais de um século em 1942.
A elaboração doutrinária do sistema francês é a teoria do ato do comércio, vista como instrumento da atividade mercantil, isto é, com ela, o direito comercial deixou de ser próprio de uma categoria para ser praticada por qualquer cidadão.
Teoria dos atos de comercio resume-se em uma relação de atividades econômicas sem que entre elas se possa encontrar qualquer elemento interno de ligação, o que acarreta indefinições no tocante a natureza mercantil de todas elas.
Atos comerciais definidos por ROCCO (pg.29,cap.1,2011)são definidos em quatro categorias:
Compra para revenda;
Operações bancárias;
Empresas;
Seguros.
Para que fique mais especificado o que foi citado acima, na compra para revenda, o dinheiro é cambiado com bens ou títulos; nas operações bancárias, permuta-se dinheiro presente por dinheiro futuro; nas empresas resultado do trabalho são