conceito de derivadas e suas funçoes
AULA TEMA: O CONCEITO DE DERIVADA
PROF°
ALUNOS:
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CONCEITO DE DERIVADAS E SUAS FUNÇÕES
A DERIVADA DA FUNÇÃOf(x) = 7x
EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DA TAXA DE VARIAÇÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Introdução
A derivada é a medida da declividade de uma reta tangente a cada ponto da função de onde surgiu, ela também é uma função que fornece valores relativos de muita utilidade, podemos ainda lembrar que o ângulo da reta tangente ao ponto da curva inicial pode ser encontrado através da derivada, pois a derivada fornece o valor da tangente deste ângulo.
Temos muito que extrair das derivadas, elas nos fornecem vários artifícios para manipular os números em uma função, possibilitando diversas maneiras de extrair informações. Trazem um novo meio, capaz de nos elucidar novas formas de analisar dados numéricos.
O conceito de limite é fundamental em todo o Cálculo diferencial, um campo da matemática que iniciou no século XVII com os trabalhos de Newton e Leibnitz que visava resolver problemas de mecânica e Geometria.
CONCEITO DE DERIVADAS E SUAS FUNÇÕES
O conceito de derivada está relacionado à taxa de variação de uma função, o qual está presente no cotidiano das pessoas, por exemplo, da taxa de crescimento econômico do país, da taxa de redução da mortalidade, da taxa de variação de temperaturas, da velocidade dos objetosem movimento, são inúmeros os exemplos que apresentam uma função variando e que a medida desta variação se faz necessária em um determinado momento.
A derivada expressa ritmo da mudança instantânea em qualquer fenômeno que envolva funções. Mas quando se trata de corpos em movimentos, está interpretação é precisa e interessante, de fato foi oque deu origem ao estudo das derivadas.
O conceito de função é o resultado de uma lenta