Conceito de derivada
1. Introdução 2
2. Etapa 1, Passo 1 3
2.1 Etapa 1, Passo 1 4
3. Etapa 1, Passo 2 e 3 5
4. Etapa 2, Passo 1 e 2 6
5. Etapa 2, Passo 3 7
5.1 Etapa 2, Passo 3 8
Introdução
Nesta ATPS terá como tema principal trata das funções e derivadas, desde o conceito á cálculos simples até e técnicas de derivação até alguns gráficos de origem simples e fácil entendimento das noções básicas de derivadas.
ETAPA 1
PASSO 1
Pesquisar em livros e sites confiáveis da internet o conceito de Derivadas e suas aplicações. A pesquisa na internet obrigatoriamente precisa acompanhar a ideia central apresentada na bibliografia complementar para que seja avaliada como fonte confiável da informação.
CONCEITO DE DERIVADA
O conceito de função que hoje pode parecer simples é o resultado de uma lenta e longa evolução histórica iniciada na Antiguidade quando, por exemplo, os matemáticos Babilónios utilizaram tabelas de quadrados e de raízes quadradas e cúbicas ou quando os Pitagóricos tentaram relacionar a altura do som emitido por cordas submetidas à mesma tensão com o seu comprimento. Nesta época o conceito de função não estava claramente definido: as relações entre as variáveis surgiam de forma implícita e eram descritas verbalmente ou por um gráfico.
Só no séc. XVII, quando Descartes e Pierre Fermat introduziram as coordenadas cartesianas, se tornou possível transformar problemas geométricos em problemas algébricos e estudar analiticamente funções. A Matemática recebe assim um grande impulso, nomeadamente na sua aplicabilidade a outras ciências - os cientistas passam, a partir de observações ou experiências realizadas, a procurar determinar a fórmula ou função que relaciona as variáveis em estudo. A partir daqui todo o estudo se desenvolve em torno das propriedades de tais funções. Por outro lado, a introdução de coordenadas, além de