Conceito de cultura
Disciplina: Comunicação Intercultural
Professor: Ilce Gonçalves de Barros
Período: 7º
” Análise do conceito de Cultura com base no pensamento de
Roberto Damatta,
Edward Tylor, Roger Keesing e
Franz Boas”
Maynoy soares
Rio de Janeiro
2012 – 1
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como propósito fazer uma analise do conceito de cultura, baseando-se nas definições e no pensamento de autores contemporâneos, todos antropólogos, e posteriormente desenvolver uma conclusão que será enriquecida à luz destes pensamentos. Para isso, foram escolhidos os seguintes autores, Roberto Damatta, Edward Tylor, Roger Keesing e Franz Boas.
O CONCEITO DE CULTURA PARA OS PENSADORES
Roberto Damatta considera cultura “tudo aquilo que permite traduzir melhor a diferença entre nós e os outros, fazendo assim, resgatar a nossa humanidade no outro e a do outro em nós mesmos”. O autor reforça que as pessoas associam a palavra cultura a elite, como se as classes menos favorecidas não tivessem cultura. Neste sentido, cultura estaria diretamente ligada a sabedoria, inteligência e o academicismo, mas na realidade trata-se da maneira de viver total de um grupo, sociedade, país ou pessoa, ou seja, “É um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo e a si mesmas” segundo o antropólogo.
Para Edward Tylor “Cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade” . Tylor foi o primeiro a conceituar cultura do ponto de vista antropológico como é utilizado atualmente. Já para Roger Keesing o conceito de cultura esta diretamente ligado aos costumes, padrões e crenças que são passadas de geração para geração e que servirão para adaptar as comunidades humanas ao seu próprio modo de vida. "Trata-se de