Conceito de cultura organizacional
Cultura Organizacional - Livro Cultura e Empresas
Barbosa Lívia, 2002
2002, p.11,12,13 ( Cultura Organizacional foi o primeiro dos termos a seguir e se popularizar como resultante da combinação do conceito de cultura com outros oriundos do universo organizacional e de negócios. Com este termo os teóricos da Administração procuram chamar a atenção para a importância da esfera simbólica do mundo organizacional. Ou seja com valores crenças e símbolos impactavam no comportamento das pessoas, no desempenho econômico e nos processos de mudança organizacional.
No inicio da década de 1960 os consultores de desenvolvimento organizacional vão utilizar o termo. Entretanto, antes do final desta década ela já tinha sido deixado de lado em função de inadequações teóricas e metodológicas na analise do mundo organizacional.
O termo Cultura Organizacional reaparece novamente no inicio da década de 1980, popularizando - se de imediato.
Desde então a expressão “Cultura Organizacional” tem sido usada para justificar decisões judiciais, explicar a falência na fusão de empresas, o sucesso de outras, as razoes para a mudança organizacional e choques culturais, entre outros aspectos.
Na história do conceito de cultura organizacional podem ser identificados três momentos distintos.
O primeiro deles se estende do inicio da década de 1960 até o seu final; o segundo começa no inicio da década de 1980 até mais ou menos o inicio da década de 1990; e finalmente o terceiro que se estende de meados dos anos 1990 até o momento atual.
O primeiro período caracteriza-se por:
• Ligação do conceito com o movimento de desenvolvimento organizacional;
• Concepções humanística do que seriam os valores organizacionais;
• Visão da cultura como instrumento de melhoria das organizações;
• Pouco interesse em tratar a cultura como uma vantagem competitiva;
O segundo período caracteriza-se por:
• O papel relevante que o Japão ira desempenhar na percepção da