Conceito de conflito
Docente: Neusa Ribeiro
Trabalho Realizado por: Ana Martinho Rita Brito Paulo Duarte Igor Humberto
INTRODUÇÃO
Várias necessidades conduziram a que o Homem se visse na circunstância de viver em sociedade. Motivos psicológicos, de defesa, económicos e outros, levaram a que o Homem, para garantir a sua sobrevivência e evolução, abandonasse a vida isolada e promovesse a vida em comum, criando sociedades.
Esta situação promoveu vantagens e desvantagens de índole extremamente variada. No processo que dito a evolução Humana encontramos desde sempre Conflitos. Ao contrário da opinião comum que associa exclusivamente uma situação de conflito a consequência penosas ou mesmo desastrosas para as partes envolvidas, a verdade é que o Conflito, bem gerido, pode levar à evolução, pode estimular as pessoas a analisar com mais clareza a complexidade dos relacionamentos sociais, pode promover um melhor auto conhecimento, ou, desenvolvimento pessoal e por consequência a uma melhoria de vida no contexto social.
Logo podemos dizer que “ Conflito é inseparável na existência das relações sociais entre as partes envolvidas numa dada circunstância, que pode, ser mesmo uma consequência potencial”. ( Deustch e Lewicki – 2000/2003)
Tendo em conta que as definições de conflito são várias, e que existe falta de consenso para a mesma, poderemos então designar, que a “ … é um processo que se inicia quando uma das partes se apercebe que a outra vai ou está a afectar negativamente em assuntos do seu interesse ou que lhe são particularmente importantes.” ( Thomas)
ENQUADRAMENTO
Este trabalho é realizado no âmbito da unidade curricular de Negociação e Gestão de Conflito, inserida no plano curricular da Licenciatura em Solicitadoria, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria.
Neste