Conceito de comportamento organizacional
1 ASSÉDIO Notamos que assédio é um transtorno incontrolável, isto porque em todo lugar existe, mas é um acontecimento difícil de angariar testemunhas para uma acusação e para a justiça não pode fazer uma denuncia sem as provas verídicas do fato.
1.1 Assédios Moral
1.1.1. Conceito Pamplona Filho (2009, p. 02), definiu assédio moral como, “conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica do indivíduo, de forma reiterada, tendo por efeito a sensação de exclusão do ambiente e do convívio social”. Desse modo, podemos dizer que o assédio moral é uma das causas de abandono do trabalho pela maioria das secretárias (os), ou até mesmo criando enorme conseqüência para a saúde das mesmas, portanto, elas devem atentar para o assunto e quando houver qualquer indício de que possa haver lesão por essa barbaridade, tome as providências cabíveis, como denunciar os agressores ou em último caso afastar-se deles o mais rápido possível.
1.1.2. Conseqüências
Segundo Hirigoyen (2001, p. 129 e 130) O medo faz com que as secretárias, não tenham atitude diante das anormalidades a seguir descritas: Depois de uma longa série de insucessos, as vítimas se desencorajam e já antecipam cada novo fracasso. O que agrava nelas o estresse é a inutilidade das tentativas de defesa... O que é espantoso, nesta fase, é que, quando vemos empregados perseguidos em seu próprio local de trabalho e propomos uma licença para tratamento, é raro que ela seja aceita: Se eu parar vai ser pior! Vão me fazer pagar caro por isso! O medo faz com que aceitem tudo. Desse modo, ficou claro que o medo é o maior obstáculo na identificação de assédio no trabalho, por isso as secretárias preferem o silêncio, aumentando a cada dia o stress e não conseguindo identificar essa consequência em seu cotidiano. Quando chegam a procurar ajuda, infelizmente, se encontram com sua saúde abalada, tornando-se afastada de