Conceito de Burocracia
Burocracia também faz parte dos estudos do economista alemão Max Weber, que criou a Teoria da Burocracia, para explicar a forma que as empresas se organizam. Weber definiu burocracia como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.
Weber disse que na burocracia está também concentrado a impessoalidade, a administração, as diferenças de nível social e econômico entre as pessoas e um nível de hierarquia. Max Weber baseou sua teoria em sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário.
De acordo com Weber, as principais particularidades de um sistema burocrático são:
Funcionários que ocupam cargos burocráticos são considerados servidores públicos;
Funcionários são contratados de acordo com a sua competência técnica e qualificações específicas;
Funcionários cumprem tarefas que são de acordo com regras e regulamentos escritos;
A remuneração é baseada em salários estipulados em dinheiro;
Funcionários devem cumprir regras hierárquicas e códigos disciplinares que fundamentam as relações de autoridade.
Burocracia Estatal e na Administração Pública
Em uma das suas obras, Ludwig von Mises (economista e sociólogo austríaco) deu a entender que na burocracia estatal, não há apreço pela realidade. De um ponto de vista burocrático, um Estado grande e poderoso representa uma vantagem inquestionável. Contudo, segurança e confiabilidade na ação do Estado não necessariamente significam burocracia, que muitas vezes é sinônimo de falta de uniformidade nos procedimentos, lentidão no atendimento e exigências não previstas nos textos regulatórios.
Uma característica distintiva da administração pública burocrática é que há uma clara diferenciação entre o público e o privado, havendo separação entre o político e o