Conceito de Auditoria Contábil
Defini-se auditoria como o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade.
A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre sua adequação, com base nos princípios fundamentais de contabilidade e pertinente à legislação específica.
A auditoria consiste em controlar as áreas-chaves nas empresas a fim de evitar situações que propiciem fraudes, desfalques e subornos, através de testes regulares nos controles internos específicos de cada organização. O desenvolvimento da profissão do contador na atividade de auditoria foi estruturado, fundamentalmente, na necessidade que tinham os usuários da informação contábil de contar com uma opinião independente e objetiva que agregasse credibilidade e confiabilidade às manifestações que a gerência faz, por meio das demonstrações contábeis, sobre a situação econômica e financeira da empresa.
APLICAÇÃO DA AUDITORIA CONTÁBIL
A auditoria contábil é aplicada às companhias de sociedade anônima de capital aberto que integram o sistema de Comissão de Valores Mobiliários - CVM.
Também terão suas demonstrações auditadas regularmente as empresas de grande porte, mesmo não constituídas sob a forma de sociedade por ações, que tenham uma receita bruta acima de R$ 300 milhões ao ano ou que possuem um ativo total superior a R$ 240 milhões.
OBJETIVO DA AUDITORIA CONTÁBIL
O objetivo do exame das demonstrações contábeis é expressar uma opinião sobre a propriedade das mesmas e assegurar que elas representem adequadamente a posição patrimonial e financeira, o resultado de suas operações e as origens e aplicações de recursos correspondentes aos períodos em exame, de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade, aplicados com uniformidade durante os períodos.
O exame de auditoria deve ser efetuado de acordo com as normas usuais de