Conceito de arquitetura do ferro
Os projetos de ferro fundidos eram elaborados por encomenda, por conta da dimensão variada das fachadas. A principio era uma tecnologia da qual não se tinha muito domínio . As pontes metálicas, feitas na época, tiveram um grande índice de aceitação e eram obras sem referencias anteriore, diferente dos edifícios em ferro. O uso do ferro em edifícios começou em grades ,balcões, bandeiras de portas e janelas, portões e grades de jardim. A intenção principal era estudar o que o ferro dizia em sua arquitetura, era achar a arquitetura do ferro. Há construções que escondem o ferro, como algo na adequado aos gostos dos clientes, porem, há uma beleza no ferro. Há também outros casos, em que a evidencia do ferro é apreciada, por conta de suas funções :estéticas e estruturais. O ferro foi moldado no século XIX em formatos de pedras para acompanhar o estilo de época, e é nesse período que o parafuso a mostra disposto em uma certa ordem, ganha um apreço que antes não existia, um sentimento de segurança imprescindível.
Higgs junta dois conceitos sobre a arquitetura do ferro: a exposição e a indisposição do ferro com relação a estar aparente ou não. ( participando de forma estrutural ou estética, ou as duas). Além disso higgs faz um uso descriminado do termo pré-fabricado ( as pecas do edifício por serem de ferro já vinham basicamente prontas para a montagem somente). As pecas de ferro eram exportadas em chapas e finalizadas pela mao de obra local.
A arquitetura do ferro, teve suas diversas variações no sentido de local e aceitações. Cada pais e lugar e pessoa a vida de uma forma e com uma finalidade
Arquitetura monumental do ferro
No decorrer da historia os vãos vencidos foram sendo cada vez maiores,e essa evolução foi muito signficativa pois com a mudança de tamanho de vãos, as formas mudaram e torxeram uma nova arquitetura.
As importações e exportações do ferro aconteceram em larga escala nessa época, inclusive para