Conceito De Antigo Medieval E Moderno
Para filosofia cristã da história o mundo antigo vivia em trevas, mas essa condição foi transformada com o advento de Cristo. A encarnação do filho de Deus trouxe luz para o mundo, de fato trouxe um verdadeiro significado para história. Essa nova filosofia derrubou o conceito naturalista do mundo antigo, no qual a história era vista de uma forma cíclica, ou seja, a história se repetia, havia mudança mais não novidade. É importante nos determos um pouco mais nessa discussão sobre a filosofia da história para compreendermos as transformações pelas quais a ideia do moderno passou.
Diferentemente do pensamento cristão, a filosofia da história do mundo antigo enxergava o tempo de uma maneira cíclica em que padrões se repetiam. Nessa visão a história não tinha um fim e sim um novo começo. Porém, a filosofia cristã da história se opõem a esse pensamento quando divide a história em inicio, meio e fim.Para o pensamento cristão medieval a história tem inicio na criação, um meio no nascimento de Cristo e um fim no Juízo Final. Nessa filosofia o mundo vagava em trevas quando viu uma grande Luz. O mundo saiu das trevas quando o filho de Deus se revelou aos homens, assim iniciando uma nova Era, um novo tempo que se contrapunha com o antigo.
Outra coisa importante é percebermos o fato de que a filosofia cristã da história é orientada para o futuro, para o Advento Final. Para Agostinho, objetivo do homem é chegar na Cidade Celestial, por isso o tempo terreno perde seu valor. A vida na Terra é só uma passagem, muitas vezes angustiante. Então a