Conceito de administração e seus impactos no decorrer da história.
No século XX, a administração foi a maior responsável pela enorme disparada do desenvolvimento econômico e tecnológico que o mundo presenciou. Ao longo dos anos ela sofreu uma ampliação, deixando de ser não só um processo linear de decisões e ações, mas também uma junção de diversos recursos e competências para “fazer acontecer”.
Com a evolução e expansão das organizações surgiu a necessidade de sua adequação. A TGA (Teoria Geral da Administração) trata de estudos das organizações em geral e das empresas em particular, tendo seu início pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915) com a "ênfase nas tarefas", passando para a "ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica de Henri Fayol (1841-1925), após Fordismo de Henry Ford (1863-1947) com outras diretrizes e a Teoria Burocrática de Max Weber (1864-1920), seguindo a Teoria Estruturalista.
Após as principais teorias, outras ênfases surgiram como: a "ênfase nas pessoas", por meio da Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional, e também a "ênfase no ambiente" surgiu com a Teoria dos Sistemas, complementada pela Teoria da Contingência, que consequentemente provocou a "ênfase na tecnologia".
Cada uma dessas cinco ênfases: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia, contribuíram a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco ênfases.
Na atualidade as