Conceito de administraçao pública
Significado clássico:
Política – A palavra na palavra pólis (politikós), que significa: tudo que se refere às cidades e conseqüentemente ao que é urbano, civil, público, social e sociável, ou seja, relaciona-se com a Cidade e a tudo o que lhe diz respeito. O termo expandiu-se graças à grande obra de Aristóteles intitulada POLITICA, que é considerada o primeiro tratado sobre a natureza, funções e divisões do estado, e sobre as varias formas de governo, com significação mais comum de arte ou ciência de governo (reflexão sobre as coisas da cidade).
O Termo política foi usado durante séculos para designar obras dedicadas ao estudo da esfera de atividades humanas que se refere de algum modo às coisas do estado.
.
Significado Moderno:
Na época moderna, o termo perdeu seu significado original e foi substituído pouco a pouco por expressões como “Ciência do Estado”, “Doutrina do estado”, “Ciência política” e etc., passando estes termos a significarem a indicação de atividade ou conjunto de atividades, que de alguma maneira têm referência no Estado.
Agora é dada ao Estado a condição de sujeito da situação política, ou seja, ele legisla, pune, outorga, sanciona, congrega, valida e invalida atos com efeito para todos os membros de um determinado grupo social, território ou sociedade. Cabe ao Estado, com sua instrumentação normativa gerar ordenamento adequado e ser possuidor e detentor de validade “Erga Omnes”.
Outras vezes ele é objeto, quando lhes são referidas ações como a conquista, a manutenção, a defesa, a ampliação, o robustecimento, a derrubada, a destruição do poder estatal, etc.
O fim da política
O que a política pretende alcançar pela ação dos políticos, são aqules que, em cada situação, são as prioridades do grupo (ou classe, ou segmento nele dominante):
Em epocas de lutas sociais e civis, será a unidade do Estado, a paz, a ordem publica.
Em tempos de paz interna e externa, será o bem-estar, a properidade ou a potencia
Em