Conceito da administração
A palavra administração vem do Latim (direção para, tendência) e ministre (subordinação ou obediência) e significa aquele que presta serviço ao outro. Ela tem a tarefa de administrar, uma entidade social de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para um alcance de um objetivo comum, estabelecido pela empresa.
Com o surgimento do crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de eficiência dentro delas, a melhor maneira de se entender com profundidade o significado da administração é conhecer um pouco das suas teorias e fases que foram de extrema importância para a construção do processo administrativo.
Conclusão:
“Concluímos que os diversos conceitos de administração que estudamos em sua maioria permeia uma idéia básica: a administração está diretamente relacionada com o fato de alcançar objetivos através de esforços de outras pessoas, pois o mundo de hoje engloba uma sociedade de organizações onde toda atividade ligada à produção de bens e serviços que envolve o planejamento, organização, direção e o controle, com isso podemos dizer que a administração é uma das mais importantes áreas da atividade humana.”
Os conceitos de administração se resumem em cinco fases distintas, que realçam aspectos importantes, sendo estes variáveis de acordo com as escolhas e teorias administrativas, que levaram seus estudiosos a buscarem fundamentos para suas conclusões, a fim de encontrar soluções, para os problemas com os quais se deparavam nas organizações.
1ª fase – ÊNFASE NAS TAREFAS:
Tem seu inicio com o engenheiro Americano Frederick W. Taylor, que faz da administração uma ciência na qual os princípios são: * Aplicação de métodos científicos e planejamento de tarefas; * Trabalhar a eficiência de cada operário, determinando através da administração o melhor método para realizar o trabalho, os operários são racionais e simplificados; * Incentivo salarial e premiação; * Especialização do