Cona O
Atividade Voluntária: Conjunto de atos em que a pessoa elege os fins a prosseguir, seleciona os meios para os poder alcançar e prevê as consequências dos atos que tenciona fazer. (alem de voluntários, são conscientes e intencionais).
-Enquanto Voluntários: os atos humanos são premeditados por um sujeito que quer pratica-los porque assim o decidiu, de modo livre.
-Enquanto Conscientes: os atos humanos são realizados por um sujeito que conhece os contextos em que age e sabe exatamente aquilo que esta a fazer.
-Enquanto intencionais: os atos humanos são praticados por um sujeito que sabe para que age, ou seja, que esta consciente do que pretende atingir com aquilo que se dispõe a realizar.
Analise do ato voluntario:
-Conceção: Representação dos objetivos ou fins a alcançar e dos meios adequados á sua prossecução. -Deliberação: Ponderação das vantagens e inconvenientes da ação, atendendo aos meios de que dispomos para a executar e á avaliação das suas consequências.
-Decisão: Escolha ou determinação por uma conduta entra varias possíveis.
-Execução: Concretização do que se decidiu fazer (passagem da intenção ao ato).
(fotos)
A intenção
-A Intencionalidade: Esforço ou tendência da mente para agir de forma deliberada.
Se a ação é intencional, significa que os atos humanos são constituídos por duas partes interdependentes: -A intenção ou projeto, referente a uma representação mental antecipada do que se quer fazer.
-A ação propriamente dita, referente à concretização ou realização efetiva do projeto concebido.
-A Intenção: Finalidade ou objetivo dinamizador e organizador de um ato ou comportamento.
Por isso, compreender a ação exige que se detete na mente da pessoa as razões que a determinaram a agir, o que significa descobrir o porquê da ação que praticou.
Tendências: Disposições internas de um