Comércio e o Meio Ambiente
O termo comércio engloba atividades de troca, venda ou compra de produtos, mercadorias visando um objetivo: o lucro. Desde a antiguidade alimentos que não eram consumidos e ficavam estocados em celeiros serviam de barganha com outros grupos por materiais que não eram produzidos.
Justificativa
Com o tempo, essa atividade ganhou espaço e importância no desenvolvimento da humanidade, se tornando a principal fonte de riqueza dos países e, também, gerando efeitos sobre o nosso maior bem, o meio ambiente.
O debate sobre o efeito do comércio exterior sobre o meio ambiente vem ganhando espaço no cenário mundial devido a ligação do desenvolvimento econômico com o esgotamento dos recursos naturais de uma região.
Desenvolvimento
Tudo que o desenvolvimento econômico produz, o comércio vende dentro do seu país ou para outros países, esgotando os recursos naturais de uma população e levando a matéria-prima ou o produto final para outros povos.
A partir dessa argumentação existem posicionamentos antagônicos sobre os efeitos do comércio exterior sobre o Meio ambiente.
Os positivos estão relacionados as tecnologias, onde países pouco desenvolvidos conseguem ter acesso a produtos diferenciados com um custo mais baixo e de forma mais sustentável.
Já os pontos negativos se relacionam com a utilização de áreas impróprias para cultivo intenso, com produtos poluidores de modo a tentar se introduzir no mercado.
Além disso, um ponto igualmente importante é a migração de empresas altamente poluidoras para países onde a preocupação ambiental é menor, facilitando práticas não relacionadas a sustentabilidade.
Conclusão
Para finalizar, existe uma busca incessante para equilibrar o comércio e suas práticas com a sustentabilidade, de modo a se utilizar as matérias primas sem ocasionar no seu esgotamento e prejudicar futuras gerações.