Comércio Mundial
O comércio tornou-se, em certa medida, a mais importante atividade econômica, pois estimula a produção e o consumo. O comércio foi fundamental no desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação. Além de ter possibilitado que grupos humanos dispersos interagissem culturalmente.
Desde quando o comércio é global?
Gengis Khan, governador do império mongol no século Xlll, que construiu o que poderíamos chamar de o primeiro império globalizado na história. O império mongol possuía uma intensa rede de transporte, de comunicações e de comércio de bens, além de intercâmbio tecnológico e cultural. Pode-se afirmar que até o século XV os europeus, que navegavam pelo mar Mediterrâneo, viam o Oriente como uma fonte inesgotável de riquezas.
DIT e o trabalhador no novo cenário
A divisão internacional do trabalho clássica apresenta origens na expansão marítima e comercial do século XVl, com base na relação entre metrópole e colônia. A DIT foi intensificada pela Revolução Industrial, a partir da qual a metrópole se especializou na exportação de manufaturados, e a colônia, no fornecimento de matéria-prima. Atualmente, os países centrais lideram a Terceira Revolução Industrial, com grandes investimentos em pesquisas de ponta, exportando produtos de alto valor agregado; os países emergentes exportam produtos de baixo valor agregado.
O pós-guerra e o livre mercado mundial
Foi somente após o término da Segunda Guerra Mundial, quando a Europa e o Japão viram sua força econômica militar e política reduzida, que a ideia de uma economia não regulamentada e de um mercado livre se estabeleceu.
Do Gatt á organização Mundial do comércio (OMC)
A Rodada Genebra foi a primeira de uma série de rodadas de negociações realizadas pelo Gatt e propunha acabar com a onda protecionista por meio de um conjunto de regras multilaterais para o comércio mundial: diminuição de barreiras comerciais e garantia de acesso igualitário nos