Comércio internacional e os principais blocos regionais
A ORIGEM DA OMC E OS ACORDOS COMERCIAIS
O multilateralismo surgiu com a criação do GATT, cujo princípio mais importante é o da Nação Mais Favorecida (NMF), que proíbe a discriminação entre países signatários, mais conhecido como Princípio de Não Discriminação entre as Nações. Desde a criação do GATT foram realizadas sete rodadas visando a estimular o comércio entre os países membros. Uma das mais importante foi a Rodada do Uruguai. As negociações da Rodada do Uruguai duraram até abril de 1994, quando foi assinado no Marrocos a Declaração de Marrakech, documento que a concluiu e criou a Organização Mundial de Comércio (OMC), em substituição ao GATT (que era apenas um acordo), com o mesmo status do Bird e do FMI e mais força para fiscalizar o comércio mundial e o multilateralismo. Criada em 1995, possuía 153 países consignatários em 2008 e em 2001 a China entrou dando mais força a organização. Quando um pais se sente prejudicado no comércio internacional recorre a OMC.
Em 1999 houve a 3ª conferência ministerial da OMC, nos EUA, para iniciar a Rodada do Milênio, pela total liberdade comercial internacional, mas a globalização fracassou por causa de divergências entre Países desenvolvidos e em desenvolvimento. Depois houve a Rodada Roha, também sem acordo. Formou-se um bloco de 20 países em desenvolvimento, inclusive o Brasil (BRIC, IBAS, México, Argentina Indonésia...), batizado de G-20, aumentado para 23 (12 da América Latina, 6 da Ásia e 5 da África), para pressionar os países desenvolvidos a reverem suas medidas protecionistas agrícolas. A Rodada Doha estava prevista para ser concluída em 2005, mas apesar da articulação do G-20, a intransigência dos países desenvolvidos na questão dos subsídios agrícolas vem impedindo um acordo.
A EXPANSÃO DO COMÉRCIO MUNDIAL
Os acordos multilaterais do GATT /OMC e os arranjos intrablocos ou intrablocos têm feito o comércio internacional crescer constantemente há muitas décadas, mais rápido do