Comércio exterior
* O autor Gray (1999) cita a Coréia do Norte quando menciona a globalização e integração das economias, pois o país apresta suas economias fundamentadas no socialismo, diferente da maioria dos países que possui seus sistemas político-econômicos capitalistas. A Coréia do Norte tem um dos regimes mais fechados do mundo e um planejamento centralizado. Por isso a citação que o país isola suas economias das demais, dessa forma gerando um custo econômico e social elevado.
* Inúmeros são os fatores que implicam no fluxo de informação para mercados diferentes, fatores esses observados na diferença das culturas, língua, nível educacional, nível de desenvolvimento tecnológico, nível de desenvolvimento econômico, infraestrutura, regulamentação, sistema legal e político, éticas de negócios, entre outros. Esses fatores tornam a atuação nos mercados internacionais mais complexas no âmbito doméstico, por conta do maior número de elementos que interferem no processo de comunicação entre os diferentes países, isso corresponde à chamada distância psíquica.
* As organizações utilizam das estratégias competitivas e colaborativas para atingir seu objetivo. Ambas as estratégias são distintas, a primeira, que pode proporcionar lucros acima da média, tem como foco derrotar as outras empresas, ou seja, o concorrente é considerado com certa desconfiança e como alguém que necessita ser vencido. Já as estratégias colaborativas, que são consideradas populares nos últimos anos, são usadas quando as organizações tentam desenvolver vantagens competitivas através da colaboração com as outras empresas, o concorrente é visto como um aliado de grande potencial que pode tirar proveito, aprendendo ou desenvolvendo algo em conjunto. Existem desafios para as empresas que atuam nos mercados internacionais devido quais estratégias devem ser usadas, as locais ou globais. Por isso, é de suma importância que haja flexibilidade ao conciliar as estratégias globais com