Comércio Exterior
Principais Rotas Marítimas Intercontinentais
Principais Rotas Aéreas Intercontinentais
Principais Blocos Econômicos e suas características
Os blocos comerciais, ou blocos econômicos, são agrupamentos de países que têm como objetivo a integração econômica e/ou social. Podem ser classificados em quatro categorias distintas: Áreas ou Zonas de Livre Comércio, Uniões Aduaneiras, Mercados Comuns e Uniões Econômicas e Monetárias.
Os blocos econômicos surgiram com o propósito de permitir uma maior integração econômica dos países membros visando um aumento da prosperidade geral.
MERCOSUL – Mercado Comum
O Mercado Comum do Sul foi oficialmente constituído no ano 1991. Atualmente esta conformado por: Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela como novo membro, ingressando no bloco no ano 2012. O MERCOSUL também possui relações estreitas com Chile e Bolívia. Os países sul americanos tem como principal objetivo reduzir as barreiras comerciais e aumentar o comercio de bens e serviços.
Objetivos: Integração
União Européia – União Econômica e Monetária
Alemanha, Franca, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Grécia, Bélgica, Dinamarca, Portugal, Luxemburgo, Holanda (Países Baixos), Áustria, Finlândia e Suécia conformam a União Europeia, constituída oficialmente no ano 1992 através do Tratado de Maastricht. O bloco possui um sistema financeiro e bancário comum, com o EURO como moeda para todos os países membros, se bem o Reino Unido também conserva sua moeda própria, a Libra esterlina. Os cidadãos dos países membros do bloco econômico podem residir livremente no pais da União Europeia que desejem. As políticas comuns também são um dos principais objetivos da União Europeia, visando melhorar as políticas trabalhistas, imigração, combate ao crime, defesa, entre outras. O bloco esta constituído pela Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.
Objetivos:
-Promover a unidade