Comércio Exterior
Marketing Internacional
Relações entre os Mercados Internacionais e suas tendências.
Jundiaí
2014
UNIP – Universidade Paulista
Nome do aluno Leda S. S. Ribeiro;
RA: B933EA-3;
Curso: Comércio Exterior
Semestre: 2° Semestre
Relações entre os mercados internacionais e suas tendências
Dentro do contexto de globalização, podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas de todo o mundo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
Muitos historiadores afirmam que este processo teve início no século XV e XVI com as grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com os povos de outros continentes estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo que ganhou forças na década de 1970,impulsionou o processo de globalização econômica.
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da internet nas redes de computadores dos meios de comunicação via satélite, etc.. Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas,produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um