Comércio exterior
Localização
A Venezuela está situada na costa norte da América do Sul, onde é banhada pelo mar do Caribe. O país ocupa uma área de 912,05 mil quilômetros quadrados e faz fronteira com Colômbia, Guiana e Brasil. A população venezuelana deverá alcançar 31,3 milhões de pessoas em 2015. Prevê-se que 94% desse contingente residirá na zona urbana. A Venezuela, alias, é o país sul-americano com a maior taxa de urbanização. As principais cidades da Venezuela estão localizadas no norte do país, sendo a maioria delas , localizadas na costa do Mar do Caribe. Caracas, a capital do país, é a cidade que concentra a maior parte da população, 10,4% em 2010, ainda que sua participação venha diminuindo nos últimos anos. As outras aglomerações urbanas da Venezuela são Maracaibo, segunda maior cidade e centro da indústria petroleira nacional, Valencia, Barquisimeto e Maracay. Juntas, essas cinco cidade reuniam,apenas 32% do total da população do país em 2010. Merece ainda destaque Ciudad Guayana, que vem experimentando rápido crescimento, devido a seu centro industrial e aos serviços governamentais que abriga.
Economia
- A economia da Venezuela passou, depois da Primeira Guerra Mundial, de uma economia essencialmente agrícola para uma economia centrada na produção e exportação de petróleo. É esta a atividade que continua a dominar, sendo responsável por cerca de um terço do PIB, por cerca de 80% das receitas de exportação e por mais de metade do financiamento da administração pública. Os responsáveis venezuelanos estimam que o PIB cresceu 2.7% em 2001. Uma forte subida nos preços internacionais de petróleo alimentou a economia, depois da grave recessão de 1999. A Venezuela participa também da OPEP(Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Apesar disso, um setor não petrolífero relativamente fraco e fugas de capital e uma queda temporária nos preços do petróleo - prejudicaram a recuperação. No início de 2002, o