Comércio Eletrônico
Acadêmico
Alessandra Dorneles Nunes
Professor Carlos Rolhano
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão Comercial (GCO0063) – Prática do Módulo II
28/03/2013
O comércio eletrônico (e-commerce) possui um grande espaço para conquistar, aprimorar sua forma de funcionamento e abranger públicos diferenciados, mesmo assim ainda existem organizações que optam por manter seu método tradicional sem aderir à internet.
Dentro da evolução natural, da tecnologia e dos desejos do ser humano, percebe-se que a escassez do tempo influencia diretamente na escolha do consumidor, antes o consumidor dispunha de tempo para ir até a loja, olhar os produtos, conversar com o vendedor e escolher, mas nesta mesma época o número de opções era muito reduzido, talvez três ou quatro. Mas agora a internet possibilita fazer uma ampla pesquisa, o cliente tem à sua frente muitas opções e pode compará-las diretamente, além de trocar informações com seus amigos, antes ou durante a compra, e ainda conta com a facilidade da entrega em sua casa.
Palavras-chave: E-commerce,denominação do comércio eletrônico (CE)- marketing de relacionamento- competitivo.
Com a intensificação da concorrência nos dias de hoje, as empresas perceberam que precisam tratar os clientes de maneira diferenciada. Os clientes têm muito mais opções e não precisa ser leal a nenhuma instituição. A tentativa desesperada agora é descobrir formas de gerenciar com eficiência os relacionamentos com os clientes, não apenas conquistar novos, mas principalmente reter os que já existem. A tecnologia de informação, na forma de sofisticados bancos de dados alimentados pelo comércio eletrônico, de dispositivos de pontos de venda, de caixas automáticos e outros pontos de contato com os clientes, está alterando os papéis do marketing e do gerenciamento de clientes. No mercado atual as instituições de pequeno e médio