comércio brasil x argentina
Na década de 60, com a implantação de parques industriais no Brasil e na Argentina, o comércio bilateral de manufaturados voltou novamente à pauta, reforçando o comércio entre os dois países e levando a uma participação crescente do comércio.
Já em 1991 com a assinatura do Tratado de Assunção, o comércio entre os dois países teve notória expansão. Desde 2008 a Argentina ocupa, o terceiro lugar, precedida pela China e os Estados Unidos em relação a parceria comercial com o Brasil. E em 2004 a Balança comercial bilateral começou a apresentar superátivs comerciais para o Brasil. Provando que exportar para a Argentina é um bom negócio além de ser vantajoso para ambas as partes, intimamente para o lado brasileiro. De 2005 a 2011 as exportações tiverem um aumento considerável.
A composição do comércio Brasil-Argentina atenta elevada presença de produtos automotivos, os cereais e os combustíveis. Levando em consideração a pauta de 2011 esses seriam os melhores ramos para começar um investimento de comércio exterior.
A argentina é uma ótima opção pra quem quer começar o processo de internacionalização da sua empresa. Fatores de proximidade geográfica, o fato do país também estar no Mercosul facilita as tramitações, não esquecendo da proximidade linguística e cultural além de os dois países possuírem semelhanças econômicas.
O Brasil já é atualmente um dos países com maior valor de investimento externo no mercado Argentino, os setores que mais tem investimentos brasileiros na argentina são os de petróleo e gás, indústria em geral e mineração. A maior parte desses investimentos foi realizada em 2002 foi quando empresas