Comércio, agricultura e pecuária
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS-IFAM
CAMPUS-COARI
ASSUNTO: COMÉRCIO, AGRICULTURA E PECUÁRIA
COMPONENTES: DHEIMISON BRUNO MARINHO DE SOUZA LUCAS PHILIPE CORRÊA TAVARES ANDERSON OLIVEIRA
ORIENTADOR (A): Profº. Elmar
COARI-AM
2010
COMPONETES: DHEIMISON BRUNO MARINHO DE SOUZA LUCAS PHILIPE CORRÊA TAVARES ANDERSON OLIVEIRA
ASSUNTO: COMÉRCIA, AGRICULTURA E PECUÁRIA
TRABALHO APRESENTADO AO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ONDE A MESMA É MINISTRADA PELO PROFESSOR ELMAR.
ORIENTADOR (A): Profº. Elmar
COARI-AM
2010
Modernização da agricultura brasileira
A economia cafeeira do século XIX, a exemplo da economia açucareira do século XVI, estruturou-se com base na grande propriedade e no trabalho escravo. No entanto certas características a tornaram muito diferente da economia açucareira.
A adoção do regime de trabalho livre e assalariado, que rompeu com o passado escravagista, a diversificação das atividades econômicas (bancos, comercio), a melhoria da infra-estrutura de transporte (ferrovias e portos), a conjuntura externa favorável, a urbanização e, principalmente, a industrialização, são as marcas mais visíveis das transformações geradas pela cafeicultura.
Principalmente na segunda metade do século XX, a agricultura contou com uma imensa expansão espacial e conheceu varias transformações modernizadoras (mecanização, adubação, química, pesquisa, financiamento), que acarretaram o aumento de produtividade. Um fato relevante dessa etapa modernizadora e expansionista foi a integração da agricultura ao conjunto da economia nacional e, sobretudo, ao setor industrial.
O outro lado da modernização da agricultura
O processo de modernização da agricultura não atingiu por igual nem com a mesma intensidade os