Comédia e épico
Tragicomédia: É uma mistura de comédia com tragédia, a parte da comédia é representada por romances, fantasias e dinâmicas, e a tragédia por atos religiosos e familiares. Auto: É uma farsa podemos dizer uma moralidade, um mistério, um milagre, uma tragicomédia etc.
Farsa: gênero pertencente à forma natural dramática, não seria ainda um gênero autônomo, mas parte integrante de outros, entre eles o mistério.
Características: Não contém narrador, é constituído com uma sequencia de falas dos personagens assim como em teatros, filmes e trabalhos de teledramartugia.
ÉPICO
- Narrador: aquele que conta a história a um público, formado, por ouvintes e por leitores. Pode tanto ser um relato de suas próprias vivências (narração em primeira pessoa), ou um relato de ações praticadas por outros (narração em terceira).
- História: a sucessão de fatos (aventuras, conflitos) organizados de forma coerente e lógica. É chamada também de intriga, argumento, urdidura ou trama.
- Personagens: os seres, em geral imaginários, que protagonizam as ações do enredo.
- Tempo: o período que assinala o percurso cronológico, à media que o tempo vai passando, vai do início ao fim do enredo. A maioria das narrativas apresentam eventos que já aconteceram, como algo pertencente ao passado, o que permite ao autor organizar com maior facilidade a estrutura de tempo em sua obra. Assim, ele pode organizar as ações, em intervalos maiores ou menores de tempo, de acordo com a necessidade do texto.
- Espaço: é o ambiente onde os personagens se movimentam.