Comédia grega
Para se entender a “história da comédia” primeiramente tem de se conhecer a Grécia antiga, pois foi onde tudo começou.
Tem de se perceber a sua filosofia, as suas artes que revolucionam ainda os dias de hoje, tem de se igualmente acompanhar o desenvolvimento da sociedade daquele tempo devido à origem acentuadamente politica que a comédia assumiu em Atenas.
O período que ficou conhecido como Grécia antiga, representou a politica do género de teatro em Atenas. Neste período a liberdade de expressão atingiu um maior valor, jamais conseguido, mas apenas os homens livres tinham esse direito, pois nem as mulheres, nem os escravos o poderiam fazer.
O porquê de a comédia ser uma tradição cultural, quem eram os comediantes gregos da época e quais formam as etapas pelas quais a comédia passou ao longo da história: COMÉDIA ANTIGA, COMÉDIA INTERMEDIÁRIA E COMÉDIA NOVA.
COMÉDIA ANTIGA
A Comédia Antiga se caracterizou pela sátira direta aos políticos do momento, aos cidadãos proeminentes e às instituições da cidade. Eram notáveis, ainda, os temas fantásticos e a caracterização extravagante do coro. Havia também uma parte característica da representação, a chamada parábase, situada no meio da peça, quando o coro suspendia parcialmente a ilusão dramática e se dirigia diretamente ao público. Essa interação era um ponto alto do espetáculo. Os atores usavam máscaras que caracterizavam a personificação , a morfose completa no espetáculo . Também utilizavam ,muitas vezes , os recursos da mímica, dando um enriquecimento visual ainda maior à apresentação .
Esse período de glória estendeu-se aproximadamente, de 500 a 400 a.C. e caracterizou-se pela “ Era de ouro de Péricles “ , o maior governante da Grécia e praticamente um patrono das artes e da cultura , pois essas encenações eram incentivadas pelo governo e disputadas pelos representantes cômicos como se fossem um Oscar da academia , a supremacia artística