comunitaria
4.1 O Sistema Único de saúde (SUS) O SUS tem como objetivo alterar a situação de desigualdade na assistência da saúde da população, este atendimento e obrigatório a todo cidadão. O sistema único de saúde tem como finalidade a proteção, promoção e recuperação da saúde, através de ações assistências e preventivas. (SANTOS 2012) Antes da criação do SUS a saúde não era considerada um direito social pois só quem tinha acesso era quem tinha dinheiro para pagar, também aqueles assegurados pela previdência social. Com a criação do SUS todo cidadão passou a ter direito a saúde gratuita no setor público e proibida cobranças de dinheiro. (SANTOS 2012) A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde, neste contexto podemos destacar a Saúde da Família que é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. (BRASIL, [2013])
2.2 O Sistema Único de da Assistência social (SUAS)
O SUAS e uma política público que organizada de forma descentralizada os serviços de assistência social. E coordenado pelo MDS, o Sistema e é composto pelo poder público e sociedade civil. (BRASIL 2011)
O SUAS tem como objetivo organizar as atividades sociais em duas espécies de proteção, à básica e a especial. A básica promove a prevenção de riscos sociais e pessoais, através da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidades sociais. A proteção especial para as famílias que se encontram em situação de risco e que tiveram