Comunidades anarquistas
Principais Comunidades Anarquistas Contemporâneas: * Christiania (Copenhagen)
A mais famosa das Comunidades Anarquistas. Fundada em 1971, a partir de algumas idéias vindas de um jornal alternativo conhecido como o Head Magazine, que um determinado grupo de pessoas decidiu ocupar e criar uma sociedade em uma área militar desativada na periferia de Copenhagen, Dinamarca. A parti daí ocorreu o início de uma batalha contra o estado. A polícia tentou por diversas vezes expulsar os invasores daquela área, mas todas essas tentativas foram fracassadas. Christiania se transformou em um problema político, sendo até discutida no parlamento dinamarquês. Nesse mesmo ano, passou a ser reconhecida como um experimento-social.
Em 1973, com a mudança do governo dinamarquês, o governo tomou a iniciativa de expulsar todos os habitantes e fechar o local. Mas, de ultima hora, o governo cancelou a missão, pois, a população da cidade-livre estava preparada para o conflito. Com o passar dos anos, Christiania, aprimorou a sua autogestão. Foram construídas creches e lojas, também foi implantada a coleta de lixo e reciclagem.
Em 1982, em mais uma alternativa de acabar com a cidade-livre, o governo lançou uma campanha difamatória contra Christiania, que passou a ser considerada a raiz de muitos males, pois, segundo essa campanha, Chistiania, era o centro das drogas do norte europeu. A consequência disso foi a expulsão, por parte da comunidade, de