comunidade sustentável
PROJETO ECOVILA CLAREANDO:
Tudo na Ecovila é pensado de forma SUSTENTÁVEL, a começar pela construção das casas.
Estrutura: toras de eucalipto
A base estrutural que forma a casa Terracota é feita de toras de eucalipto. Quase 100% desta madeira vem de áreas de reflorestamento. Se ele for bem tratado e cortado têm resistência e durabilidade. Nestas toras, foi aplicado óleo de carro queimado.
Paredes: tijolos de adobe e reboco de terraesterco
A casa toda é construída com paredes de tijolos de adobe. Este material é o que traz o menor impacto ambiental, visto que é feito de terra, subsolo, esterco e areia. Estes materiais são facilmente encontrados na região e têm baixo custo. Depois de misturados os elementos, os tijolos secam naturalmente dentro de moldes de madeira retangula
Pintura: tinta de terracal
O látex ou o vinil que é empregado na maior parte das tintas industrializadas não deixa a casa “respirar”. Isto torna o ambiente sufocado. “Uma pessoa que usa náilon o dia todo fica sufocada e não percebe o mal que isto faz. Ela vai se acostumando. Se uma pessoa viver sempre numa casa pintada de látex, fica se sentindo mal também e não sabe de onde vem o mal”
Piso: madeiras de demolição
Parte do piso da casa é feito de madeiras de demolição. Na sala e nos quartos temos tacos de madeiras nobres que virariam lenha em outros locais.
“Quando você reúsa a madeira, evita que tirem outras para fazer aquele piso e também que sua queima jogue mais carbono no ambiente”
Água da chuva: captação via um pequeno lago
O telhado da casa Terracota recebe mais de 180 mil litros de água limpa por ano. Se esta água não for coletada, pode causar erosão nos terrenos logo abaixo da ecovila. Sendo