Comunidade humana
A COMUNIDADE HUMANA
Kássia Hellen Costa Souza
INTRODUÇÃO
Toda pessoa é chamada a viver em comunhão com Deus seja na verdade e no amor, o contato com a sociedade e com Deus faz com que o homem adquira e desenvolva suas habilidades com eficácia e assim saiba responder a sua vocação. Para a compreensão teológica é necessária a abordagem de alguns aspectos fundamentais: A pessoa e a sociedade, a participação na vida social e a justiça social.
O objetivo deste trabalho é discutir sobre os aspectos que são abordados para comunidade humana a partir das contribuições do CATECISMO CATÓLICO (1999) tendo como referência bibliográfica o mesmo.
A relevância desse estudo está situada na possibilidade de discussão e aprofundamento teórico no meio acadêmico.
DESENVOLVIMENTO
Entende-se por sociedade, como conjunto de pessoas ligadas de maneira orgânica por um princípio de unidade que ultrapassa cada uma delas, somente através dela o homem é constituído “herdeiro”, recebendo “talentos” que enriquecem sua própria identidade e com os quais deve produzir frutos, obedecendo às regras impostas pelo meio social. A vida em sociedade requer alguns cuidados para que o homem não seja privado de sua liberdade, tomando para si uma autonomia perante aos poderes maiores do Estado. O procedimento de Deus no governo do mundo, que testemunha tão grande respeito para com a liberdade humana, deveria inspirar a sabedoria daqueles que governam as comunidades humanas, buscando sempre atuar como ministros da providência divina. A sociedade deve favorecer a prática das virtudes essenciais para constituição do homem e não impedi-lo. Onde quer que o pecado desmoraliza o clima social, deve fazer-se apelo à conversão dos corações e à graça de Deus. A caridade incentiva reformas justas. Não existe solução para a questão social fora do Evangelho. Toda comunidade humana precisa de uma autoridade que a governe. Tal autoridade descobre seu fundamento na natureza humana.