Comunicação
Doutoranda em Estudos da Linguagem
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
Aula 2 A Argumentação e a Construção do Texto: Um Processo Contínuo.
OBJETIVOS
Observar como se constrói a coesão e a coerência textual; Observar os recursos argumentativos e as vozes presentes no texto.
TEXTO/LEITOR
SÓCIO‐HISTÓRICO CULTURAL CONTEXTO TEXTO
“Os textos são produtos da atividade humana e, como tais, [...] estão articulados às necessidades, aos interesses e às condições de funcionamento das formações sociais no seio das quais são produzidos.” Jean‐Paul Bronckart, 2003 “Um texto é o produto de uma atividade discursiva onde alguém diz algo a alguém.” (GERALDI, 1997)
COESÃO E COERÊNCIA
Podemos encontrar conectivos que têm valores/funções diferentes, como: Introduzir conclusões – assim, por isso, assim sendo, portanto. Introduzem argumentos, causas e justificativas – já que, uma vez que, como, isso posto, devido a, porque, pelo fato de, pois.
EXEMPLO
Pedro é inteligente, mas é homem. Pedro é inteligente, porque é homem. Maria ganha bem, apesar de ser mulher. Maria ganha bem porque é mulher. Cuidado com a pontuação: –Você quer se casar comigo? –Sim!
LEITURA: NAS LINHAS E ENTRELINHAS!
A leitura se faz presente em todos os momentos de nossa vida. É fonte de cidadania. Há diferentes objetivos de leitura, dependendo da situação. Da mesma forma ocorre com a produção de texto.
Conhecimento de mundo
Compreender as relações textuais
Compreender as relações intertextuais
Compreender as relações contextuais
COMPREENSÃO TEXTUAL
Conhecimento prévio na leitura: Conhecimento linguístico; Conhecimento textual; Conhecimento de mundo. Objetivos e expectativas de leitura; Estratégias de processamento do texto.
ATIVIDADE EM SALA (I)
Material em anexo.
VÍDEO
É por meio da linguagem que todo indivíduo reconhece‐se como ser humano, cidadão participante da sociedade.
Ler Devia ser