comunicação
O presente trabalho tem como objetivo e foco principal a arte na comunicação, apresentando barreiras de comunicação entre pessoas e temas do cotidiano em ambientes familiares e comuns, onde a comunicação social é um fator indispensável.
2. Comunicação
A comunicação pode ser considerada o processo social básico, primário, porque é ela que torna possível a própria vida em sociedade e sabidamente desempenha um papel fundamental, pois o homem não vive sem comunicação.
A capacidade de se relacionar coordenadamente com seus semelhantes representa, desde os tempos primitivos, um elemento básico de sobrevivência e satisfação das necessidades, que há algumas décadas vem se tornando também um formidável campo de cuidado técnico e moral em nossa civilização.
O modelo mais geral e mais simples de comunicação seria: emissor>mensagem>receptor. O emissor é qualquer ser capaz de produzir e transmitir uma mensagem, a mensagem é qualquer coisa que o emissor envie com a finalidade de passar informações e o receptor é qualquer ser capaz de receber e interpretar essa mensagem.
A comunicação só existe realmente quando se estabelece entre duas ou mais pessoas um contato psicológico, quando têm os interesses são comuns e assim a mensagem flui. Mas quando é recebida apenas em partes, a comunicação existe, apesar há o que se chama de filtragem, aonde você guarda o que ti convém e descarta o que não acha necessário.
Figura 1
Filtragem na comunicação
Há os ruídos que é quando a mensagem é distorcida ou mal-interpretada, ou tudo aquilo que pode atrapalhar como a falta de atenção, preconceitos, negativismo, ataques pessoais, falar em demasia, palavras difíceis, parcialidade, paciência, equilíbrio e controle, e o senso de humor.
Figura 2
Ruídos na comunicação
O bloqueio é quando a mensagem não é captada e a comunicação interrompida.
Figura 3
Bloqueios na comunicação
Existem algumas formas de comunicação, como a fala que é