comunicação
Refrigerantes e quaisquer tipos de doces que contenham grandes quantidades de açúcar devem ser evitados. A explicação é que as moléculas de açúcar se transformam em radicais livres e se tornam os maiores inimigos do colágeno e da elastina. O resultado é a perda gradativa da elasticidade, o que acaba resultando em uma pele mais flácida e enrugada.
Carne vermelha
Além de ser bastante perigosa para a pele, a carne vermelha traz riscos para a saúde como um todo. As grandes quantidades de ferro presentes na carne aceleram o processo de oxidação das proteínas. Assim a pele passa a sofrer um envelhecimento precoce e, consequentemente, apresenta a flacidez.
Bebidas alcoólicas
Aquela cervejinha do happy hour que parece inofensiva pode causar grandes danos à sua pele. As bebidas alcoólicas em geral desencadeiam a formação de radicais livres, que atacam diretamente o colágeno e a elastina, os grandes responsáveis pela saúde e boa aparência da pele.
Tabagismo
Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! Imagine quem fuma mais do que um por dia. Resultado: a pele fica grossa e amarelada, por causa da nicotina, sem viço e opaca. Além de todos os problemas que causa à saúde, o cigarro também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. "O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, já que o fumante fecha os olhos parcialmente para proteger os olhos da fumaça"
Alimentos refinados: são praticamente isentos de vitaminas e prejudicam o trabalho do metabolismo, já que não provocam saciedade. Suas calorias são vazias e não trazem benefícios para o organismo. O ideal é escolher sempre a versão integral dos alimentos, a fim de consumir fibras e promover a saciedade. Evite: arroz, açúcar e pão branco, pão francês, macarrão que não seja integral e açúcar branco. Sempre opte na versão integral a fim de lhe fornecer fibras.