Comunicação
I) Evite começar a fala pedindo desculpa. Se você chegar atrasado em sua apresentação é sinal de sensatez pedir desculpa ao público, mas em qualquer outra circunstância, evite esta atitude. Reflita: no que irá melhorar sua fala pedindo desculpa pela sua dor de cabeça, pela gripe repentina, por não estar bem preparado? Quando você pede desculpa evidencia algo a que muitas vezes o público nem havia dado peso.
II) Evite emitir sua opinião no início da fala. Se você emitir opinião no início de sua fala, assim como terá pessoas que pensam como você, também haverá ouvintes que pensam diferentemente de você. O que significa que você, neste último caso, começará perdendo. Você deve estar pensando: "Mas, eu não posso emitir minha opinião quando falo em público?".
Pode e deve. Mas não no início da fala. Lembre-se que toda palestra consta de três partes seqüentes: Introdução - Assunto Central - Conclusão. Sua opinião deverá estar presente na parte do Assunto Central, isto é, depois daquele momento em que por meio da Introdução você captou positivamente a atenção do público.
III) Evite enumerar itens. Isto é, na fala em público se, por exemplo, você falar "Cinco são as causas do problemas econômicos do nosso país", haverá o risco de esquecer uma ou mais das causas. Diga "As causas dos problemas econômicos do nosso país são...". Este procedimento fará com que diminua o risco do esquecimento de um ou mais itens.
IV) Evite dizer "eu acho". Em vez de dizer "eu acho que o nosso país está precisando de um presidente que tenha olhos para o lado social", diga "nosso país está precisando de um presidente que tenha olhos para o lado social". Esta forma dá maior peso à opinião do orador. No entanto, numa reunião ou em uma outra discussão qualquer, o "eu acho"