comunicação
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
ANA LUÍSA R. L. ANTONIO
FERNANDA ELÍSA DE S. COELHO
GUILHERME DE LUCA T. N. PEREIRA
JULÍA DE FÁTIMA R. RODRIGUES
LAURA DE ALMEIDA BERBET
VERÔNICA BARBOSA OLIVEIRA
OURO BRANCO
2014
1. INTRODUÇÃO
A comunicação é fundamental entre todos os seres e em qualquer meio, seja ele interpessoal, social, empresarial, entre outros. O ato de comunicar torna comum a relação entre quem transmite a mensagem e a quem esta se destina. Por meio deste trabalho, compreenderemos que em todo processo de comunicação há a transmissão de informação e de significados, mas quando o receptor não compreende a mensagem não há comunicação.
A comunicação Empresarial compõe um importante instrumento de comunicação onde é possível melhorar a imagem de uma empresa, produto ou mesmo relacionamento com funcionários e públicos alvo. Para que se desenvolvam as competências que permitem uma comunicação eficaz nas organizações é preciso analisar, planejar, ouvir e agir.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Processo de Comunicação
Todo processo de comunicação sempre envolve um emissor que transmite a mensagem, por algum meio, para um destinatário (receptor). Antes de ser enviada a mensagem, o emissor a codifica, ou seja, utiliza códigos para o processamento das informações e então, por algum canal de transmissão, a mensagem é enviada. Assim que chegar ao receptor, a mensagem será decodificada, desde que, o mesmo esteja usando o mesmo sistema de códigos e símbolos que o emissor. Portanto se decodificada a mensagem, interpretada será. O processo de comunicação é sujeito a ruídos e interferências, que podem distorcer ou impedir que haja uma transmissão e recepção eficaz da informação. Excesso de mensagens, desatenção por parte do receptor, dificuldades de expressão ou linguagem incorreta por parte do emissor e ruídos propriamente ditos no ambiente ou nos canais de