Comunicação
A Comunicação é entendida como a transmissão de estímulos e respostas provocadas, através de um sistema completa ou parcialmente compartilhado.
É todo o processo de transmissão e de troca de mensagens entre seres humanos. A necessidade da comunicação na sociedade vem desde a era das cavernas, quando o homem usava as pinturas e as simples formas geométricas como uma maneira de expressão. O tempo foi passando e dos rabiscos nas paredes veio a criação dos fonemas, das palavras e da escrita. Para o homem a passagem de conhecimento foi e continua sendo essencial para a vida na terra, sem isso não haveria avanço na tecnologia e nem desenvolvimento do próprio ser humano. Hoje em dia podemos perceber que existem muitas formas de se comunicar com rapidez como a internet, a televisão, o rádio, que nos passam informações com instantaneidade, objetividade e que nos permitem estar conectados com o mundo.
O homem precisa da comunicação para nada mais do que ser sociável e trocar informações, obter um espaço na sociedade, sendo informado ao que está acontecendo ao seu redor. Comunicar-se e interagir é essencial para nus se mantermos na sociedade em que vivemos e ter a possibilidade de mudá-la. Temos também dois tipos de comunicação a verbal e a não-verbal a verbal e à através de :
Livros,
Cartazes,
Jornais,
Cartas,
Dialogo entre duas pessoas, Rádio, Televisão,
Telefone etc.
A comunicação não verbal processa-se através dos gestos , das
Posturas , da expressoes facias , das utilizações da voz do silencio , do vestuarios e etc ...
As pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação.
A teoria de Stern sobre o desenvolvimento da linguagem
A parte do sistema de Wilhelm Stern que é mais conhecida e que tem vindo a ganhar terreno com o passar dos anos, é a sua concepção