Comunicação
Obedecer às regras gramaticais, evitando erros de sintaxe, de pontuação, de ortografia etc; procurar a clareza, evitando palavras e frases obscuras ou de duplo sentido; agradar o leitor, empregando expressões elegantes e fugindo de um estilo muito seco.
2) Segundo o autor, a comunicação escrita eficaz se apóia em que pés?
Torna o pensamento comum, produzir resposta e persuadir.
3) Quais são as três peças da estrutura da comunicação?
Remetente, Mensagem e Destinatário
4) Que é mensagem? De que é constituída?
A mensagem é uma idéia transmitida por meios físicos, e é constituída de uma ou mais unidades a que denominamos signo.
5) Que é signo? De que se compõe o signo lingüístico?
Ele constitui o instrumento que possibilitará ao destinatário pegar a idéia do remetente. O signo é a unidade formada por um estímulo físico (sons, letras, imagens, gestos etc.) e uma idéia. O estímulo físico é o significante, e a idéia é o significado] significante e significado são as duas faces da mesma unidade que é o signo.
6) Que significa codificar e descodificar uma mensagem?
Quando o remetente liga uma idéia ou significado a um estímulo físico ou significante, formando um signo, ele realizou uma codificação. Já o destinatário, por sua vez, ao receber o signo, captando o significante e extraindo o significado que vem associado a esse mesmo significante, está realizando o processo inverso, ou seja, a descodificação.
7) Quando as idéias do remetente serão comuns ao destinatário no ato comunicativo?
A primeira condição a ser preenchida é o conhecimento do código, Se o código sempre estabelecesse uma relação estável, imutável e unívoca entre o significante e o significado, não haveria problemas de descodificação: o significado da chegada seria o mesmo que o da saída.
8) Que é remetente ou