comunicação
Autor: Juan E. Diaz Bordenave
Nesse resumo, consta palavras e trechos da obra do autor, apenas enfatizeis as partes que achei mais importantes. Espero que ajudem vocês a compreender mais um pouco a leitura!
Prólogo: Na década de 50 e 60 os homens preocupam-se apenas com o melhoramento e o conhecimento de tudo que os rodeiam. Mas na década de 70 foi descoberto o HOMEM SOCIAL, dando importância ao homem de ser ao mesmo tempo produto e o criador de sua cultura e de sua sociedade.
O homem está rodeado pelo físico, mas também pelo social, composto por pessoas que ele mantém uma relação de interdependência.
A primeira reação do homem à descoberta, foi aplicar modelos mecanicistas, porém tais modelos não funcionam para a interação psíquica e social, com isso introduziram métodos como planejamento, organização, administração para assim, trabalhar melhor com as pessoas.
O planejamento educativo nas escolas são um tanto errados, principalmente na zona rural, devido ao modelo não respeitar a vida individual e social dos alunos. Exemplos como: porque os alunos estudam a geografia da Europa, mas não estudam como cuidar de plantas, o calendário letivo coincide com a época da safra, fazendo com que os alunos faltem às aulas para ajudarem seus pais!
A comunicação hoje vem sendo taxada de maneira errônea, pois não busca uma sociedade igualitária, solidária, justa, participativa, apenas buscam lucro, poder, domínio e prestígio.
Há uma defasagem entre a descoberta do homem social e o conhecimento de como orientar a vida social. Sócrates foi um filósofo que acreditava que a verdade levava à virtude, no entanto era taxado de inocente, porém é um começo para melhorar. O primeiro passo foi feito com base nessa idéia, e o assunto passou a ser discutido com muitas pessoas.
AFINAL, tendo melhor entendimento sobre comunicação contribui para as pessoas formarem opiniões críticas e exigentes em relação à comunicação de sua sociedade.
O meio