comunicação
ESTUDO DOS TERMOS DA ORAÇÃO:
Os períodos simples têm sua estrutura constituída por termos que desempenham algumas funções específicas. esses termos são classificados de acordo com sua função sintática e são denominados: essenciais, integrantes ou acessórios.
Os termos essenciais são o sujeito e predicado, responsáveis pela estrutura básica da oração. A maioria das orações apresenta um sujeito e um predicado. Pode ocorrer orações sem sujeito, mas não sem predicado. Os termos integrantes têm função de complementar o sentido de determinados verbos e nomes. São eles: o objeto direto e o objeto indireto (complementos verbais), o complemento nominal e o agente da passiva.
Os termos acessórios modificam ou especificam outros termos, não sendo fundamentais para a estrutura sintática das orações. São eles: o adjunto adnominal, o adjunto adverbial e o aposto. Sua ocorrência nas orações se justifica por razões de ordem semântica e discursiva.
O ESTUDO DO SUJEITO
Observe as orações abaixo:
“Marlit deu um livro ao neto.”
“Eduardo anda muito pela manhã.”
“Daniel e Felipe escrevem poesias.”
Sujeito é o termo com o qual o verbo da oração concorda em número (singular/plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª).
Tipos de Sujeito
Os sujeitos das orações podem ser simples ou compostos, determinados ou indeterminados e também inexistente (oração sem sujeito).
Uma noção importante para a análise dos diferentes tipos de sujeito é a do núcleo de um sintagma.
Veja:
sujeito
“Os grandes tuiuiús brancos do Pantanal são aves que devem ser protegidas.”
Sujeito simples ou composto:
Com base na identificação da quantidade de núcleos apresentados por um sujeito, estabelece-se a diferença entre o sujeito simples e o sujeito composto. Observe:
Antônio foi ao cinema.
Os alunos do segundo ano foram ao cinema.
Eduardo e Mônica foram ao cinema.
O sujeito simples apresenta um