Comunicação
Grupo de Estudo de Comunicação e Ação Motivacional
Fernanda Rosa de Freitas e Simone Abdalah
ABRH-RS
O comportamento humano é motivado por necessidades tangíveis e intangíveis. Dentro de uma organização, o ser humano necessita ser estimulado e motivado, para que possa produzir, sentir-se bem, estar disposto, se não o tempo todo, mas na maioria do tempo que está no trabalho. Existem várias técnicas e ferramentas para a estimulação de uma adequada motivação, dentro das organizações, basta termos uma boa comunicação, conhecer os processos, os aspectos educacionais, as ações que se fazem necessárias.
A motivação deve ser comunicada, dentro da organização, da melhor maneira possível, para que atinja todos os perfis e características que existem. A motivação surge de “dentro” do ser humano, do interior, está baseada nas características pessoais de cada indivíduo.
Nem sempre o que nos motiva, motiva ao outro. Por este fator todo e qualquer profissional deve aprender a motivar-se, utilizar algumas ferramentas, técnicas, ser criativo e atento a cultura da organização e aos colaboradores em geral.
Para Maslow (1954), as necessidades e motivos da motivação, estão numa pirâmide hierárquica de cinco características fundamentais do indivíduo que estão dispostas da base ao topo da pirâmide como: básicas/fisiológicas, segurança, pertencer, auto-estima e realização. A motivação possui um papel fundamental em todos os segmentos da vida, seja pessoal, profissional e espiritual. O “motivo que leva a ação” é o combustível diário para produzir o melhor e com empenho. Além disso, envolve as pessoas comprometendo-as com os objetivos e metas,
colaborando em muito para uma agradável convivência, principalmente quando o assunto é trabalho.
Portanto, motivação é saber ouvir para compreender, é a habilidade de levar pessoas a alcançar resultados, é assumir o erro sem procurar o “culpado”, é praticar a “arte do impossível”,