Comunicação
Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV. (Capitalismo. http://www.suapesquisa.com/capitalismo/).
Como explicações da origem do capitalismo nos deparam com diversas experiências políticas, sociais e econômicas. Em geral relaciona-se a expansão do capitalismo com o renascimento comercial experimentado nos primeiros séculos da baixa idade média. Neste período, vemos uma transformação auto-suficiente das propriedades feudais na quais as terras começaram a ser arrendadas e a mão de obra começou a ser remunerada (Origem do capitalismo. http://www.brasilescola.com/historiag/origem-capitalismo.htm).
Essas primeiras mudanças vieram junto do surgimento de uma classe de comerciantes e artesãos que viviam à margem da unidade feudal habitando uma região externa, chamada de burgo. Foi baseado nesse nome que a classe social anteriormente referida ganhou o nome de burguesia. A burguesia medieval implantou uma nova configuração à economia européia na qual a busca pelo lucro e a circulação de bens a serem comercializados em diferentes regiões ganhou maior espaço (Origem do capitalismo. http://www.brasilescola.com/historiag/origem-capitalismo.htm). Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais. (Capitalismo. http://www.suapesquisa.com/capitalismo/)
Neste contexto, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e também nos cambistas e banqueiros, ideais embrionários do sistema capitalista: lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios. (Capitalismo. http://www.suapesquisa.com/capitalismo/).
A prática comercial experimentada imprimiu uma nova lógica econômica em que o comerciante substituiu o valor de