Comunicação
SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
Marcelo Dion Cravo de Oliveira
TRABALHO DE PESQUISA DE MODELAGEM E SISTEMA E U.M.L
Belém - 2012
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
Marcelo Dion Cravo de Oliveira
TRABALHO DE PESQUISA DE MODELAGEM E SISTEMA E U.M.L
Trabalho acadêmico apresentado junto ao Curso tecnologia da informação na área de modelagem de sistema UML.
Orientador: Prof.Espec. Clayson Anderson Gomes
Belém – 2012
RESUMO
Modelagem de sistema tem três tipos e modelos para compreender melhor os sistemas já existentes e tentar projetar os novos. Em todo o mundo, as empresas buscam novas formas de otimizar a produção, comercialização e distribuição de seus bens e serviços, de forma a garantir ganhos de produtividade e a redução de custos para competir no mercado globalizado.
Com a globalização da economia, outro fenômeno vem conquistando espaços em vários países, inclusive no Brasil: o comércio eletrônico (e-commerce), uma forma de fazer negócios através do computador.
Pesquisas recentes vem demonstrando que receitas dos negócios realizados através da internet vêm crescendo a passos largos. As facilidades crescentes de acesso das diversas nações à internet tendem a transformar o comércio eletrônico numa das mais significativas portas de negócios no próximo século.
Modelos de dados são responsáveis por descrever os relacionamentos existentes entre elementos de dados que uma organização utiliza.
Conceitual – que representa as regras de negocio sem limitações tecnológicas ou de implementação, por isto é a etapa mais adequada para o envolvimento do usuário.
Lógica – leva em conta limites imposto por algum tipo de tecnologia de banco de dados.
Físico – leva em consideração limites imposto pelo SGBD (Sistema Gerenciamento de Banco de Dados) e pelos requisitos não funcionais dos programas que acessam os dados.
Modelos de