Comunicação
Comunicação Organizacional
CAPÍTULO 10
Comunicação interna – um fator estratégico no sucesso dos negócios
A organização é uma instituição social, constituída de pessoas. E é definida pelos seus papéis e relacionamentos. É fundamental a existência de ambientes de trabalho que preservem a satisfação do funcionário e o respeito ao ser humano. Assim, quanto maior for o envolvimento do funcionário com a organização maior será o seu comprometimento. Ele poderá trazer retorno para a organização quando atende bem o cliente. Ou seja, tais relações se identificam como identidade organizacional.
Entre os aspectos que definem o conceito dos melhores locais para se trabalhar temos: confiança entre gerentes e funcionários. É preciso haver ambientes que privilegiem a confiança nas pessoas com quem trabalhamos. Salientamos que os melhores locais para se trabalhar são medidos pela qualidade de três relacionamentos: 1) funcionários e líderes; 2) funcionários e seus empregos/empresa; 3) funcionários e outros funcionários.
Em um ambiente interno com qualidade é preciso a existência de relacionamentos que provam a satisfação de cada indivíduo e suas satisfações grupais. É necessário que a empresa esteja em consonância com seus objetivos, e é fundamental “viver” a organização em todos os seus processos.
A credibilidade de uma mensagem depende de quanto ela está em consonância com tendência cultural daquele que a recebe. É preciso identificar quais são os padrões de relacionamento capazes de produzir a interpretação das mensagens para que haja resposta. (MARCHIORI, 2001).
A base dos valores: confiança, competência, competência e credibilidade – está na qualidade do processo de comunicação que será vivenciado por todos. As pessoas devem ser o foco central de atenção, mas é preciso que a empresa tenha consciência dessa afirmativa e tenha seus esforços concentrados nesta perspectiva.
Uma organização comunica-se de forma perfeita quando seus