Comunicação e relação humana
Curso de Ciências Contábeis
COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES HUMANAS
Anderson Selau Antônio Machado Daiane Munhoz Eder Nunes Gisele Araujo
Professor: Evanisa Brum
Cachoeirinha, setembro de 2008
INTRODUÇÃO
A comunicação é uma atividade sempre presente, porque ela significa o canal através do qual as pessoas se relacionam umas com as outras. A comunicação é tão vital em uma organização quanto a corrente sanguínea o é para uma pessoa.
COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES HUMANAS
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Comunicação é a transferência de informação e compreensão de uma pessoa para outra. É a forma de atingir os outros com idéias, fatos, pensamentos, sentimentos e valores. Ela é uma ponte do sentido entre pessoas, de tal forma que elas podem compartilhar aquilo que sentem e sabem. Utilizando essa ponte, uma pessoa pode cruzar com segurança o rio de mal-entendidos que muitas vezes as separa.
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
As organizações não podem existir sem a comunicação, pois assim a cooperação se torna impossível, porque as pessoas não podem expressar aos outros suas necessidades e sentimentos. Quando a comunicação é eficaz, ela tende a incentivar melhor o desempenho e satisfação no trabalho. As pessoas compreendem melhor suas tarefas, sentindo-se mais envolvidas com elas.
Um dos princípios básicos do comportamento organizacional é que a comunicação aberta é geralmente melhor que a comunicação restrita. Com efeito, se os empregados conhecerem os problemas enfrentados pela organização e aquilo que os gerentes estão tentando fazer, eles normalmente irão reagir de forma favorável.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DE DUAS VIAS
O processo de comunicação de duas vias é o método pelo qual o emissor atinge o receptor coma mensagem. Ele requer oito etapas, quer as duas partes falem,