Comunicação e publicidade
Andréa Clara Freire Batista
Mestre em Comunicação Empresarial pela UMESP. Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade Salvador - UNIFACS e Secretariado Executivo pela Universidade Católica de Salvador - UCSAL.
Este trabalho visa despertar a importância da comunicação no processo de desenvolvimento organizacional.]
A intenção é criar condições para que os gestores percebam que os processos comunicacionais não são apenas estabelecidos por emissor e receptor. Eles são responsáveis pelo compartilhamento de idéias e sucesso dos trabalhos em equipe tão requisitados na atualidade.
O foco das preocupações empresariais é enfrentar a competitividade e sobreviver no mercado globalizado. A exigência da promoção de mudanças estratégicas reconfigura o papel da comunicação empresarial.
Refletir sobre o desenvolvimento organizacional implica em entender uma mudança planejada que tem como finalidade perpetuar a capacidade de auto-renovação da empresa através da resolução de problemas e de uma compreensão da realidade atual e da dinâmica do negócio.
Embora constante com sempre foi e vital como é agora, a mudança ainda é considerada de difícil realização e exige que os afetados por ela estejam envolvidos no processo para minimizar os problemas.
As organizações precisam se transformar para competir no mercado atual e serem capazes de construir e gerenciar ativos físicos, explorar ativos intangíveis, dentre eles a comunicação.
BUENO (1995, p. 9) diz que "hoje, não se pode imaginar uma empresa que se pretenda líder de mercado e que volte as costas para o trabalho de comunicação".
Os gestores que conhecerem mais detalhadamente os processos comunicacionais terão maior facilidade de enfrentarem problemas e deixarão para trás a idéia de que a comunicação apenas envolve emissor e receptor.
A interdisciplinaridade, na área das ciências humanas, mais precisamente Administração de