Comunicação e Psicanalise
UNIVAG
Comunicação e Psicanálise
Várzea Grande – MT
05/13
Comunicação e Psicanálise
Observamos que dentro desta enorme área da comunicação, um dos pontos que mais geram comentários nas pessoas são as propagandas, principalmente as da televisão.
A alguns anos, tanto criança como adulto, deixavam pra fazer algumas atividades nos momentos de intervalo das propagadas.
Ex: a mãe tricotava, o pai lia jornal, o filho brincava e a filha telefonava para a amiga.
Hoje, podemos ver que é quase o contrário. Não mais saímos da frente da televisão nos momentos dos comerciais, nem se quer piscamos os olhos, pra não perder nenhum segundo do comercial, seja ele engraçado ou ridículo.
Psicanálise
Uma das principais contribuições da psicanálise é a de que nada acontece por acaso. O que move os comportamentos das pessoas, ou o que os motiva, é o que está no inconsciente que possui elos com o consciente e pré-consciente.
O consciente é determinado pelo inconsciente, por estar neste os principais determinantes da personalidade, as fontes da energia psíquica, as pulsões ou instintos.
Todo instinto possui quatro componentes:
Fonte: é o surgimento da necessidade, podendo ser numa parte do corpo ou em todo ele.
Finalidade: é reduzir a necessidade, dando ao organismo a satisfação que ele deseja no momento.
Pressão: é a quantidade de energia ou força usada para satisfazer o instinto de acordo com a intensidade da necessidade subjacente.
Objeto: é qualquer coisa, ação ou expressão, que permite a satisfação da finalidade original.
A fonte de energia dos instintos de vida é a libido, definida como a energia sexual que move esses instintos.
A libido é deslocada, nas fases de desenvolvimento físico e psicológico, fazendo com que sintamos prazeres nos contatos com o mundo externo, o que influencia para que mais tarde desejemos, ou não, determinadas situações, objetos, pessoas, etc.
Primeira