comunicação e midia - visita ao MAM
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos, que tem por objetivo a conservação, extroversão e ampliação de seu patrimônio artístico, divulgação da arte moderna contemporânea e a organização de exposições e de atividades culturais e educativas.
Dentre inúmeras exposições de grande sucesso de visitação, está neste momento a nomeada Circuitos Cruzados: o Centre Pompidou encontra o MAM.
Para esta exposição, foram selecionadas cinco instalações dos anos 1960-70 que fazem parte da coleção do Centre Pompidou. Estas instalações colocam o espectador diante de alguns desafios nos planos sensorial e intelectual.
Cada seção está cercada por uma nuvem de palavras-chave que funciona como língua comum de intercomunicação entre os trabalhos.
A escolha desse sistema para estabelecer conexões entre as coleções permite-nos ampliar o espectro de reflexão e diluir as fronteiras entre as mídias incluídas na exposição.
Em sua composição estão obras de artistas como Nam June Paik, Bruce Nauman, Cildo Meireles e León Ferrari.
AS OBRAS ESCOLHIDAS:
Rodrigo Matheus – Cortina de Vento
A imagem nos mostra uma seqüencia de fotografias de coqueiros, onde estão sincronizadas pela brisa de um ventilador, onde se mistura a ilusão ótica, a reprodução e a natureza, onde se utilizam imagens e objetos no caso o ventilador, que faz com que as imagens criem movimento.
Ana Maria Tavares - Lexotan
A obra cujo nome é de uma droga (tranquilizante) nos mostra a forma como nosso corpo reage com o consumo de qualquer tipo de drogas.
Ela nos passa a forma q ue o ser humano procura certo tipo de alivio, no caso utilizando a droga Lexotan.
Felipe Cama – Gobbis X Elaine
Em um único quadro temos duas imagens, você se deslocando de um lado para o outro visualizará a diferença de uma para