Comunicação e Linguagem
Tecnologia em Logística
Prof. André.
[Capítulo 8] Palestra, Debate e Diálogo Formal
Anápolis
2014
Guimarães, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012
“Quando terminar o estudo deste capítulo, você será capaz de:
Diferenciar exposição oral e debate
Identificar as etapas de uma exposição oral
Mencionar as particularidades da preparação para um debate” (p.225)
““Detesto falar em público.” Esse tipo de desabafo é muito comum...Falar em público significa expor-se ao julgamento alheio” (p.225)
“Sentir-se frágil e inseguro nessas circunstâncias é perfeitamente natural...você vai aprender detalhadamente como se preparar para eventos que envolvem a habilidade de expor ideias em público” (p.225)
“Os termos palestra e conferência são muitas vezes usados um pelo outro. Apesar disso, pode-se dizer que o primeiro está mais relacionado ao âmbito profissional, e o segundo, ao acadêmico ou científico. Outra diferença é que as palestras tendem a ser menos formais que as conferencias. ” (p.226) “Em uma exposição oral, o palestrante geralmente fala muito mais do que a plateia; apenas no final abre-se um espaço para que os espectadores façam perguntas ou comentários. Já no debate, um dos princípios é justamente conceder a todos os debatedores o mesmo tempo de fala. ”(p.226)
“Independentemente da denominação, esses eventos comunicativos têm algo em comum: em todos eles , um ou mais oradores expõem determinado tema para uma plateia” (p.226)
“Porém, na maioria das vezes a plateia e formada por “leigos” (p.226)
“A maior prova dessa diferenciação é o tempo para os atores em cada evento comunicativo”(p.226)
“Em uma exposição oral, o palestrante geralmente fala muito mais que a plateia[...] Já no debate, um dos princípios é justamente conceder a todos os debatedores o mesmo tempo de fala” (p. 227)
“O planejamento é, sem dúvida, a etapa mais importante de qualquer exposição